top of page

DE ONDE EU VIM

O ser humano tem a tendência de esquecer quem lhe ajudou a dar os primeiros passos profissionais, dando crédito somente para aqueles que estão na sua vida profissional do presente ou àqueles de mais destaque.


Não nascemos advogados, engenheiros, professores.


Eu comecei aos 16 anos no Banco Bradesco na XV de novembro, trabalhava no "pá pum", ou seja, carimbava todas as guias/boletos da cedência, pilhas e pilhas. E que pena, esqueci o nome do meu primeiro gestor, muito bom.


Depois já com 18 anos, entrei numa empresa chamada Servus Tecnologia e Informática, ligada à Nakata, uma grande empresa em São Bernardo do Campo, e meu gestor direto era o Luiz Akeo, um gestor impar e muito humano.


E a caminhada continuou para a Agroceres, lá meu gestor, infelizmente, impedia que seus funcionários crescessem para que ele não ficasse para trás, lembro perfeitamente, o nome dele, mas é óbvio, não vou falar, pois as pessoas mudam, e ele hoje pode ser um gestor melhor.


Após a Agroceres, iniciei no Banco Cidade, a melhor instituição que já trabalhei, meus gestores impares, sensacionais: Gilberto M. Meiches, Vitor A. Carvalho e Paulo César. Fui secretária desses seres maravilhosos.


Tomei a decisão de sair do Banco, pois fui promovida e não me adaptei a ser gerente de pessoas física, mas se não tentarmos, nunca vamos saber.


Passei a trabalhar numa empresa de importação e exportação de frutas (na minha outra área Comex), que não vou falar o nome. Eu amava o trabalho, mas tive que sair, por não concordar com a forma de trabalho do gestor.


Num momento transitório, trabalhei para a FCMF - Fundação Casimiro Montenegro Filho - ligada ao ITA, queria muito lembrar o nome do gestor, mas não consigo, gostei muito de trabalhar lá, era temporário e acabei ficando por um ano e dois meses. Foi uma época difícil, comia pão de queijo e tomava chá mate no almoço todos os dias, mas era tão bem tratada.


Em 1999 decidi entrar para a faculdade de direito, e lá eles recrutavam em seu site, alunos, para grandes empresas e bancos, me candidatei para participar de uma seleção na TAM e no Bank Boston.


No mesmo dia, fui escolhida para as duas empresas. Fiquei muito feliz, mas foi uma decisão difícil, amava o banco, mas tinha um sonho de trabalhar na TAM e conhecer o Comandante Rolim. E optei pela TAM.


Minha trajetória na jatos executivos foi curta, sob a gestão do Sr. Nilton, um gestor muito gentil.


Conheci, então, o Comandante Rolim, que passava pela minha mesa todos os dias de manhã, furtava meu pãozinho e saia rindo, depois ele voltava e devolvia.


A TAM fornecia aos seus funcionários, café com leite e pão com manteiga todas as manhãs.


Logo me candidatei a uma vaga de secretária de Vice-presidência, da qual serei eternamente grata à minha amiga, hoje, Erika Boromello, que me deu essa oportunidade.


Fui trabalhar com um ser incrível, sensível, direto e extremamente prático ao mesmo tempo: Rubel Thomas.


O Comandante não furtava mais o meu pãozinho, mas as minhas paçoquinhas AMOR.


Após a passagem do Cmte, o Rubel saiu da TAM, e fiquei sob o comando de outro gestor muito bom Wagner Ferreira, ele me incentivou a mudar de área, para uma área próxima à minha profissão atual, contratos internacionais.


Na verdade fui convidada pelo Maluf, meu ultimo gestor na TAM, a verdade é que sai bem chateada da TAM, mas hoje eu posso agradecer, de coração, ao meu ultimo gestor, o quanto ele foi importante na minha carreira profissional.


Estamos num momento de perdas de vidas, de restruturação de valores, e acredito que o reconhecimento, mesmo que tardio, seja importante para nós mesmos.


Talvez eu, como gestora, não seja tão maleável, mas leal sim, de proteger os liderados e impedir que se desfaçam deles como mais um número, concedo-lhes oportunidades para vê-los brilhar, é boa a sensação de ter feito um bom trabalho.


Há 12 anos fundei meu escritório de advocacia e sou grata à minha família, a todos os parceiros e clientes que já passaram por aqui, sempre sob a indicação de alguém. A maioria se mantém, mas muitos sucumbiram ante à pandemia, infelizmente.


Do aprendizado que tive: seja grato, a todos os que passaram na sua vida profissional, uns ensinam como devemos ser, e outros nos ensinam como não devemos ser.



 
 
 

Comentários


Avenida Omar Daibert, 301 - sala 3 - São Bernardo do Campo - CEP 09820-680 - S.P. 

email: vdvadv@gmail.com             

WhatsApp 55 11 94266-4400

SIGA-NOS:

  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
bottom of page