top of page

QUANTO CUSTA CONTRATAR UM ADVOGADO?

Quais as despesas que você terá contratando um advogado? Já pesquisou?


Importante saber que não são somente os honorários do advogado que deverão ser pagos, mas, também as custas processuais que são revertidas ao poder público.


Além dos honorários advocatícios contratuais que são aqueles que estão definidos no contrato entre você e o advogado, existem os honorários de sucumbência, estes não é você quem paga.


Os honorários advocatícios são o valor que o advogado cobra pelos serviços dele. Esse valor pode ser definido de acordo com o tempo que o advogado irá dedicar ao caso, a complexidade da causa e a especialização do profissional.


É importante ressaltar que esses honorários são combinados entre o advogado e o cliente, e devem ser estipulados em contrato de prestação de serviços.


As custas processuais são as despesas referentes ao processo judicial, como por exemplo, taxas e emolumentos cobrados pelos órgãos públicos. Esses custos são definidos pela Justiça de cada Estado e devem ser pagos pelo cliente, independentemente do resultado final do processo.


Já os honorários sucumbenciais são estabelecidos de acordo com o valor da causa do processo judicial que estabelece que a parte que perde a causa deverá arcar com os honorários advocatícios da parte vencedora, e além disso arcará também com as custas processuais do vencedor que foram pagas no início e no decorrer do processo.


É importante consultar a tabela das Ordem dos Advogados do seu Estado para ter conhecimento do valor de honorários mínimos cobrados. Essa tabela determina os valores de honorários para cada ação ou ato, inclusive atos administrativos, aqueles que são executados fora do judiciário.



ree

 
 
 

Comentários


Avenida Omar Daibert, 301 - sala 3 - São Bernardo do Campo - CEP 09820-680 - S.P. 

email: vdvadv@gmail.com             

WhatsApp 55 11 94266-4400

SIGA-NOS:

  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
bottom of page